Publicado por: Battista Soarez | abril 16, 2010

CINZAS DE VULCÃO FECHAM AEROPORTOS NA EUROPA E CANCELAM VOOS NO BRASIL

Os problemas causados pelas partículas do vulcão afetaram os espaços aéreos da Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca.

Pelos menos sete voos entre a Europa e o Brasil foram cancelados nesta quinta-feira (15/4) por causa das cinzas expelidas por um vulcão que entrou em erupção no Sul da Islândia, nesta quarta-feira (14/4).

A erupção subterrânea sob a geleira Eyjafjallajokull não dá sinais de que vá ceder

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), houve quatro decolagens canceladas e um voo permanecia atrasado, sem confirmação de partida. No Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, até as 20 horas, dois voos para a Europa e uma chegada tinham sido cancelados.

Segundo a BBC Brasil, os problemas causados pelas partículas do vulcão afetaram os espaços aéreos da Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca. A nuvem de cinzas também provocou cancelamentos e atrasos em voos nos aeroportos da França, Noruega, Finlândia, Suécia, Bélgica e Holanda.

O governo britânico determinou o fechamento de seu espaço aéreo até 7h desta sexta (16/4), e outros países estudam adotar medida semelhante. As restrições foram impostas devido a temores de que as cinzas possam entupir turbinas de aviões em pleno voo, causando acidentes.

Segundo especialistas, as cinzas contêm pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de voo.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lembrou que as companhias aéreas são obrigadas a prestar assistência aos usuários nos casos de cancelamento ou adiamento do voo, mesmo quando são provocados por motivos climáticos. Mas, em alguns casos, a empresa pode cobrar pela remarcação do voo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: